APOIO À CANDIDATURA

Preencha o formulário abaixo e envie o seu apoio à candidatura Naomar - Mesquitar:

Nome:
Unidade:
E-mail:
Professor(a) Funcionário(a) Estudante
 

PELA REELEIÇÃO DE NAOMAR ALMEIDA FILHO E FRANCISCO MESQUITA
PARA REITOR E VICE-REITOR DA UFBA

Nós, professores, funcionários e estudantes da UFBA, abaixo-assinados, expressamos nosso apoio à reeleição dos atuais gestores da Universidade dando continuidade ao trabalho já realizado, possibilitando a sua ampliação e aprofundamento.

Decidimos apoiar a candidatura de Naomar e Mesquita por constatar que, neste Reitorado:

1. A UFBA TEM CONTRIBUÍDO de forma efetiva para a promoção da educação superior pública na Bahia. Começa a se interiorizar, com a implantação do Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, do Campus Professor Edgard Santos, em Barreiras, e de novas extensões em outras regiões do estado. Desde 2004, o vestibular se realiza em pólos regionais da Bahia. A luta pela transformação da Escola de Agronomia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já é vitoriosa.

2. A UFBA TEM CRESCIDO como nunca em sua história recente. De 2002 a 2005, foram abertas mais de 3.000 vagas na graduação, mediante a criação de novos cursos, licenciaturas especiais e vagas residuais. Foram inaugurados oito novos mestrados e nove novos doutorados, todos credenciados pela CAPES, registrando-se assim, inéditos aumentos de 23% e 53%, respectivamente. O número de alunos matriculados ultrapassou a marca histórica de 23 mil na graduação e de 3.800 na pós-graduação. O total de grupos de pesquisa registrados no CNPq cresceu de 235 para 350 no período 2002/2005.

3. A UFBA VEM QUALIFICANDO de forma notável seu desempenho acadêmico. Dados do sistema de avaliação do MEC classificam hoje a UFBA entre as “10 mais do país” e como a primeira do ranking entre as universidades do Norte-Nordeste. Na pós-graduação, mais da metade dos cursos da UFBA já obtiveram conceito 4 ou maior. Em 2004, dois desses programas alcançaram conceito 6. A UFBA é, hoje, reconhecida como instituição universitária de vanguarda graças aos seus programas inovadores e multidisciplinares.

4. A UFBA TEM CONFIRMADO seu compromisso social. Em 2004, implantou um inovador Programa de Ações Afirmativas, que está democratizando o acesso à Universidade pública gratuita de setores historicamente excluídos (pobres, negros e índios). Este programa alcançou expressiva repercussão nacional e internacional, sendo utilizado pelo MEC como base para seu projeto de lei sobre o tema. Em conseqüência, o perfil étnico-social de vários cursos da UFBA mudou significativamente. Na extensão, além do crescimento do número de projetos, as Atividades Curriculares em Comunidade (ACC) se consolidaram, e as fontes de financiamento foram diversificadas.

5. A UFBA VEM SE MODERNIZANDO na área acadêmico-administrativa. Os exemplos são numerosos: a) Reorganização de serviços essenciais, como a Superintendência de Pessoal, o Serviço Médico e outros órgãos; b) Sinalização dos campi; c) Implantação da Coordenação de Segurança; d) Racionalização dos gastos (comunicação, água, energia, limpeza e segurança), o que significa mais recursos disponíveis para serem aplicados em atividades-fim; e) A EDUFBA ampliou sua atuação, tendo lançado as coleções “SalaDeAula” e “Bahia de Todos”; f) Foram aprovados investimentos no CPD e na intranet UFBA; g) O Sistema Integrado de Bibliotecas encontra-se em processo de implantação e a Biblioteca Unificada de Saúde já está sendo construída no Canela; h) Os hospitais universitários foram credenciados pelo Ministério da Saúde.

6. A UFBA TEM PRIORIZADO as políticas de pessoal e de apoio aos estudantes. Prova disso foi a criação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, uma das primeiras medidas tomadas pela atual gestão. Os servidores têm sido valorizados pela Universidade através de uma política de qualificação e reconhecimento, antes praticamente inexistente. Os funcionários recém-ingressos são acolhidos de maneira ordenada e digna enquanto os servidores prestes a se aposentar recebem preparação e apoio. Os alunos novos e seus familiares passaram a ser recebidos de forma atenciosa e festiva. Foi reativada a linha de ônibus circular universitária; um novo restaurante universitário está sendo implantado no Campus de Ondina e foi triplicado o intercâmbio internacional de estudantes.

7. A DEMOCRACIA PREVALECE NA UFBA. As reuniões dos Conselhos Superiores passaram a ser abertas. As relações com as entidades de professores, servidores e estudantes são as mais cordiais. A Reitoria respeitou a autonomia e acatou a vontade das comunidades acadêmicas, nomeando todos os diretores por elas eleitos.

8. A UFBA RECUPEROU SEU PAPEL DE LIDERANÇA. Ganhou visibilidade, voltou a ser valorizada, retomou sua posição de centralidade e importância na vida social e intelectual baiana. Sua relação com as sociedades civil e política caracterizou-se pela independência, pluralidade e pela defesa intransigente dos interesses de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, e dos interesses da Bahia e do Brasil.