EXCELÊNCIA E COMPROMISSO SOCIAL

Excelência e compromisso social são pólos complementares e não antagônicos. A instituição universitária não pode mais ser concebida como “torre de marfim” a serviço do elitismo e da exclusão social, como tem sido ao longo da sua história. Devemos compartilhar o que temos de melhor com segmentos sociais anteriormente excluídos do acesso aos frutos da cultura e da civilização. Não há, portanto, paradoxo entre ser uma instituição de excelência e alargar as bases do compromisso social; não é justo nem ético que o conhecimento, a criatividade e a qualidade da universidade pública sejam usufruídos por poucos.

Dentro desse marco, precisamos continuar projetando a UFBA. Aqui, o verbo ‘projetar’ adquire três sentidos:

  • primeiro, projetar a UFBA no sentido de lançá-la em direção a um destino merecido, viável e profícuo;
  • segundo, projetar, antever para construir o futuro da nossa instituição, com responsabilidade, de forma democrática por todos os atores da comunidade universitária;
  • terceiro, projetar nossa universidade no sentido de dotá-la da merecida projeção no imaginário da sociedade que nos sustenta e acolhe.

Vamos avançar e aprofundar a transformação da velha universidade, engajando-a em programas pedagógicos criativos e consistentes, articulados à produção crítica de conhecimento, construindo uma cultura institucional de compromisso social em todos os níveis e processos de formação. Para isso, precisamos de todos os que, com orgulho e dedicação, estão engajados na recriação da universidade pública academicamente competente e politicamente responsável, na luta por uma sociedade democrática, sustentável, mais justa e menos desigual.