COBERTURA NA IMPRENSA

Conselho Superior encaminhará lista tríplice ao Ministério da Educação
Glaucia Farias

A comunidade da Ufba quer que Naomar Almeida continue no cargo de reitor

Pela primeira vez na história da Universidade Federal da Bahia (Ufba) um reitor foi reeleito. Naomar Almeida Filho venceu a consulta à comunidade da universidade com 4.287 votos contra 2,134 de Nelson Pretto e 1,235 de Jailson Andrade. O novo reitor foi o preferido do corpo docente e técnico administrativo e ficou em segundo lugar na preferência dos estudantes, atrás de Nelson Pretto. Ontem, existiam ainda pendências em relação à votação em Farmácia, mas de acordo com o vice-presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), Joviniano Neto, a diferença dos pontos foi tão grande que não há possibilidade de alteração do resultado.

As chapas têm até as 17h de hoje para entrarem com eventuais recursos. Os resultados serão proclamados e entregues ao Conselho Superior da Ufba na segunda-feira. O conselho tem a missão de formar uma lista tríplice com o nome do reitor eleito pela comunidade e outros dois para encaminhar no dia 12 ao Ministério da Educação que é quem escolhe efetivamente o reitor. Nas últimas eleições, o MEC tem acatado o resultado da consulta, mas em 1988, o quinto colocado nas consultivas para reitor, o professor Rogério Vargens, foi o nome homologado pelo ministério o que causou muita discussão na Ufba. Nessa época, a lista era formada por seis nomes.

Do total de 31.998 votantes, apenas 12.878 comparecem às urnas. Somente 34% dos estudantes votaram, sendo que entre os professores, esse percentual foi de 80% e no corpo técnico administrativo foi de 72%. O voto do corpo docente tem peso de 40% e as outras duas categorias têm 30%. De acordo com a Apub, qualquer que fosse o critério de seleção, Naomar sairia vencedor. "Acredito que o conselho vai homologar o resultado e pôr Naomar como o primeiro nome da lista", disse Joviniano. Ele especula ainda que os outros dois candidatos, assim como ocorreu nas últimas eleições, renunciarão à disputa da lista tríplice. O conselho superior é formado pelos conselhos Universitário, de Ensino e Extensão e Curador. Naomar, que foi substituído durante a campanha por seu vice José Mesquita, reassume na segunda-feira o cargo.

Apuração invade a madrugada

A consulta à comunidade foi organizada pela Apub, Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo da Ufba (Assufba) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), que são entidades representativas dos três segmentos da comunidade universitária. A votação para escolha de reitor e vice-reitor da Ufba terminou às 20h de quinta-feira e começou a ser apurada cerca de uma hora depois, no Pavilhão de Aulas da Federação I. A contagem dos votos foi finalizada às 3h da manhã.

A votação aconteceu em 48 urnas espalhadas pela Ufba. Em cada local, havia urnas separadas para estudantes, professores e corpo técnico. Locais como Instituto de Biologia e Química e a Faculdade de Educação solicitaram mais cédulas para estudantes. Na Reitoria, que reunia mais duas unidades, dos 193 eleitores, 126 compareceram. A maioria das unidades administrativas concluiu votação antes do horário de encerramento oficial.

Naomar deve ficar à frente da instituição de 2006 a 2010. E pretende dar prosseguimento à política de expansão de vagas e interiorização da Ufba. O reitor quer ainda consolidar a política de inclusão social através do programa de ações afirmativas. Naomar planeja concluir a reforma do estatuto da universidade e elaborar um novo plano diretor. "O nosso regimento foi formulado em 1970 e precisa ser reformulado", disse Naomar.

Reitor humanista

Considerado um reitor preocupado com as questões humanas, Naomar Almeida tem a intenção de ampliar a assistência estudantil da Ufba. No início do semestre, alguns estudantes que ficaram de fora das residências estudantis invadiram a editora da universidade e o antigo prédio do curso de farmácia. Ele afirma que a situação foi contornada e que agora o plano é tentar ampliar as vagas.

Naomar disputou o cargo com Jailson Bittencourt de Andrade (química) e Nelson Pretto (educação). Como era candidato à reeleição, Naomar Almeida foi recorrentemente alvo de críticas dos concorrentes. Nos cinco debates que aconteceram ao longo da campanha, ele foi o candidato que mais emoções provocou no público. Em alguns momentos, era vaiado, em outros, ovacionado.

Durante a campanha, Naomar de Almeida Filho falou sobre seus projetos, como o Ufba Cultural, a ampliação da produção artística, montagem de espetáculos, mostras de artistas e grupos de danças contemporâneas. Ele citou também a criação do Museu de História Nacional e a restauração da Faculdade de Medicina, além da revitalização do Centro de Esportes de Ondina. Abordou também a inovação na gestão, com uma proposta para os servidores técnico-administrativos.